NOTÍCIA

África do Sul festeja os 94 anos de Mandela

18 Julho 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS
 

Nesta quarta-feira (18) a África do Sul comemora o 94º aniversário de Nelson Mandela. Logo cedo, o ex-líder começou o dia recebendo cantado o "parabéns para você", por mais de 12 milhões e crianças às 08h00 locais (03h00 de Brasília). Foi um "parabéns para você" especial, seguido por "we love you, tata" (te amamos, pai).

O dia 18 de julho se converteu no "Mandela Day" (o Dia de Mandela), uma data especial reconhecida pela ONU como um chamado mundial a destinar 67 minutos de seu tempo a ajudar seus semelhantes, de acordo com os valores preconizados pelo primeiro presidente negro da África do Sul. Na data de hoje, os moradores são convidados a prestar boas ações em homenagem a Mandela.

Ao completar mais um ano de vida Mandela comemora seu aniversário ao lado da família em sua residência de Qunu (sudeste), a aldeia de sua infância onde permanece a maior parte do tempo. Muitas mensagens de parabéns chegaram da África do Sul e do exterior. O presidente americano, Barack Obama, e sua esposa Michelle homenagearam a sua "vontade inabalável", a sua "integridade" e "humildade".


Mais sobre Madela

Militante político e combatente em favor da liberdade. Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Transkei, na África do Sul. Estudou Direito nas universidades de Fort Hare e de Witwatersrand. Em 1944, junto com outros militantes, fundou a ala jovem do Congresso Nacional Africano (CNA), com o objetivo de combater o regime apartheid sul-africano, que impunha uma violenta segregação racional no país. Em 1949, Mandela tornou-se secretário geral do CNA, mas foi preso em dezembro de 1952.

Mesmo sua condenação de nove meses tendo sido suspensa, Mandela foi proibido de deixar Johannesburgo. Sua luta contra o apartheid não esmorecia. Em dezembro de 1956, o ex-líder foi preso novamente junto com outras 156 pessoas, todas acusadas de traição. O julgamento se estendeu até 1961 e todos foram absolvidos.


 Mandela, então, passou a viver clandestinamente e em junho de 1961 foi criada a Lança da Nação, um braço armado do CNA para iniciar a luta armada contra o governo racista da África do Sul.

No início de 1962, ele abandou seu país e viajou por outros países da África, com intenção de se preparar para a guerrilha. Mas, quando regressou, foi novamente preso junto com outros militantes da organização e condenado à prisão perpétua. Durante 27 anos permaneceu preso político e tornou-se um símbolo nacional e internacional da luta contra o apartheid.

Em 1982 teve início uma campanha internacional para libertação de Mandela. Em 1990, finalmente deixou o cárcere. Em 1991, as leis do apartheid foram liberadas. No ano de 1993, Mandela e Frederick Willem de Klerk, então presidente da África do Sul, dividiram o prêmio Nobel da Paz.

Já em abril de 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da República da Afrida do Sul, cumprindo o seu mandato até 1999. A partir de então tornou-se ativo militante dos direitos humanos. Na Copa do Mundo de 2010, acompanhou quase todos os jogos aos 93 anos, quando um  fato triste aconteceu; sua bisneta Zenani Mandela, 13 anos, morre em trágico acidente.
 
Após de ter passado 27 anos na celas do apartheid, Nelson Mandela, presidente de 1994 a 1999, deixou a vida política em 2004. Atualmente aparece pouco em público devido a problemas de saúde.

Algumas frases de Mandela


"Não há nada como a liberdade". (Sobre ser livre para decidir e viver lutando)

"A educação é a mais poderosa arma, pela qual se pode mudar o mundo". (Sobre educação, especialmente para a juventude)


"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação". (Sobre aquilíbrio, caráter e bondade das pessoas)


"Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios". (Sobre educação e sociedade)
 

VEJA TAMBÉM

FHC recebe prêmio John W. Kluge da Biblioteca do Congresso dos EUA

Ex-presidente foi reconhecido por trabalhos nas áreas da economia, sociologia e ciências políticas.

11 Julho 2012

VEJA TAMBÉM

Demóstenes Torres reassume cargo de procurador no MP de GO

13 Julho 2012

Seleção rumo a Londres

17 Julho 2012