NOTÍCIA

Ministro admite possível reajuste no preço da gasolina

08 Agosto 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu nesta quarta-feira um possível aumento no valor da gasolina ainda neste ano. Mesmo sem uma decisão do governo, a possibilidade existe depois do registro de prejuízo no caixa da Petrobras.

A estatal teria confirmado o seu maior prejuízo nos últimos 13 anos por conta da defasagem de preços entre os fatores que causaram o mau desempenho. A Petrobras teria perdido mais de 1 bilhão de reais no segundo trimestre. Agora, a petrolífera busca o aumento como forma de equilibrar seu caixa, compensando a defasagem.

Um aumento de 7,8% foi concedido em junho deste ano, porém, a medida não pesou no bolso do consumidor em função da redução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), imposto cobrado nas bombas de gasolina. No caso de um novo reajuste, a medida chegaria aos postos de combustíveis, aumentando o preço dos combustíveis.

Lobão, no entanto, manifestou a preocupação de como o aumento atingiria a inflação uma vez que a alíquota da Cide foi zerada. Em tal circunstância, o reajuste teria efeitos na inflação e por isso, o governo recomendou esperar um tempo antes de qualquer aumento concreto.
 

VEJA TAMBÉM