NOTÍCIA

Tribunal Penal Internacional pede libertação da comissão detida na Líbia

10 Junho 2012 por: Redação Reality Ininvestment MS

Em comunicado divulgado em Haia, quatro integrantes do Tribunal Penal Internacional (TPI) estão detidos na Líbia desde 7 de junho (quinta-feira), durante uma visita que o grupo faria ao filho do falecido Muammar Kadhafi, Saif al-Islam, que aguarda julgamento na prisão de Zintan, a 150 quilômetros de Trípoli.

O líbio representante na comissão, Ahmed al Jehani, já havia informado que um dos advogados do grupo estava preso por tentar entregar a Saif al-Islam, documentos que expunham em risco a segurança da Líbia. Enquanto isto, o presidente do Tribunal, Sang-Hyun Song, declarou estar muito preocupado com a situação dos integrantes da comissão por não ter contato com os mesmos e ainda exigiu a libertação imediata do grupo.

Em visita oficial, a comissão do Tribunal deveria discutir o direito Saif al-Islam escolher um advogado para defende-lo no processo, já que este está sendo representado por alguém designado pela Corte.

O Tribunal Penal Internacional disputa com a Líbia o direito para julgar o filho de Kadhafi por crimes contra a humanidade durante o período de forte repressão do governo aos levantes populares. A insistência do coronel no poder levou a Líbia a uma guerra civil entre fevereiro e outubro de 2011.

(Foto: AFP)

VEJA TAMBÉM

Soberania das Malvinas será decidida em referendo

Referendo encerrará as tensões entre Argentina e Grã-Bretanha sobre status político das ilhas.

12 Junho 2012

Chineses relembraram massacre da Praça da Paz Celestial

Durante a vigília que relembra as vitimas do massacre, governo chinês exerce forte repressão em todos os meios de comunicação.

05 Junho 2012